top of page

ESCOLA

educação fíísica.png

Fase I – 1º ao 5º ano

Em etapa única

A avaliação é realizada em função dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados, coerentes com as concepções e finalidades educacionais.

estimulação.png

Proporciona ao aluno o conhecimento, a sistematização, a reflexão e a ressignificação das práticas de movimentação do seu corpo. Dentro do ensino especial, essas atividades físicas/corporais são adaptadas por meio de brincadeiras, jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas a fim de proporcionar a assimilação das lógicas intrínsecas nestas práticas, tais como: regras, códigos, rituais, organização, táticas e socialização, visando a promoção do desenvolvimento global do estudante.

artes.png

Flexibilizar e integrar as linguagens expressivas, artes visuais, música, dança e teatro com as áreas que estruturam o cognitivo no desenvolvimento da percepção, imaginação, raciocínio criativo e sensibilidade, tornando o aluno agente desafiador e incentivador das aprendizagens, nos processos interdisciplinares, utilizando-se de recursos e referências verbais e não verbais, por meio do fazer artístico. Articular e integrar as diferentes linguagens: visual, musical, dança e teatro com as demais áreas do conhecimento, a fim de contribuir com o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e cultural, por meio do fazer artístico.

De 0 a 3 anos

Programa educacional especializado e preventivo destinado às crianças na faixa etária de zero a três anos, com quadro evolutivo decorrente de fator genético, orgânico e/ou ambiental. Por intermédio desse Programa, estimulam-se os processos cognitivos e motores, visando alcançar o pleno desenvolvimento da criança. Isso ocorre por meio de atividades educacionais e psicopedagógicas concebidas por professores especializados e em colaboração com a família, sendo complementado com atendimentos clínico-terapêuticos.

De 4 a 5 anos

Destinada às crianças na faixa etária de quatro e cinco anos, às quais o trabalho pedagógico é pautado no conhecimento de mundo, compreendendo a aquisição da linguagem oral e escrita, da matemática, da música, das artes, do movimento, da natureza e sociedade, concomitantemente às áreas do desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo que se encontram defasadas, em consequência da deficiência e/ou transtornos.

Anos iniciais 1º e 2º ciclos

De 6 a 15 anos

Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, é organizado em um Ciclo Contínuo, com duração de dez anos, destinado a educandos com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento na faixa etária de 6 a 15 anos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

ARTE

eja.png

EDUCAÇÃO DE JOVENS/ADULTOS

ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL

pré-escola.png

PRÉ-ESCOLAR

ensino fundamental.png

ENSINO FUNDAMENTAL

bottom of page